Epipen

Indicação

Para que serve?

Epipen Jr 0,15 mg ou Epipen 0,3 mg é indicado para o tratamento de emergência de reações alérgicas agudas, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Epipen Jr 0,15 mg ou Epipen 0,3 mg deve ser utilizado de acordo com instrução médica, pois é um medicamento que apenas deve ser utilizado em casos de emergência.

Epipen Jr 0,15 mg ou Epipen 0,3 mg deve ser utilizado ao primeiro sinal indicativo de choque anafiláctico e devem ser seguidas as seguintes instruções de utilização: começar por retirar o auto-injector da embalagem e remover a tampa cinzenta protetora. Seguidamente, segurar o auto-injector na mão, colocar a extremidade preta de plástico contra a face da coxa e pressionar com firmeza durante 10 segundos até que o mecanismo dispare a agulha e a solução de epinefrina seja injetada na pele. Por fim, retirar o auto-injector da coxa e massaje o local da injeção durante 10 segundos. Após utilização o auto-injector deve ser substituído por um novo.

Efeitos colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Epipen incluem inquietação, tensão, ansiedade, tremor, tontura, arrefecimento das extremidades, palidez, suores, arritmia cardíaca, cansaço, vertigens, dores de cabeça e dores no peito, alterações dos batimentos cardíacos, falta de ar e aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Epipen está contraindicado para pacientes com pressão alta, glândula da tiroide hiperativa, tumores das glândulas supra renais, alterações dos batimentos cardíacos, doenças ou problemas no coração, endurecimento das artérias, problemas ou doenças nos rins, glaucoma, alargamento da próstata, pacientes que estejam a tomar medicamentos beta-bloqueantes e para pacientes com alergia à Epinefrina, aos sulfitos ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Epipen Jr 0,15 mg está também contraindicado para crianças com menos de 15 kg ou mais de 30 kg de peso e Epipen 0,3 mg está contraindicado para crianças com menos de 30 kg de peso.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Epipen​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, asma, diabetes mal controlada, concentrações de cálcio altas no sangue e concentrações de potássio baixas no sangue, contracção involuntária dos músculos ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos simpaticomiméticos.

Em caso de tratamento com Epipen deve evitar dirigir veículos ou máquinas, pois pode ainda evidenciar sintomas da reação alérgica grave.

Epipen é um medicamento destinado para situações de emergência de reação alérgica grave, enquanto espera pela chegada de ajuda médica especializada. Epipen deve ser utilizado ao primeiro sinal indicativo de choque anafiláctico, caso sinta sintomas como coceira, sensação de queimação em cima e por baixo da língua, na garganta e especialmente nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de administração excessiva ou acidental de Epipen, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Epipen Jr 0,15 mg por cada 0,3 ml contém:

Epinefrina ___________________________________ 0,15 mg
Excipientes ____________________________________ 0,3 ml

(Excipientes: cloreto de sódio, metabissulfito de sódio, ácido clorídrico e água para preparações injectáveis).

Epipen 0,3 mg por cada 0,3 ml contém:

Epinefrina ____________________________________ 0,3 mg
Excipientes ____________________________________ 0,3 ml

(Excipientes: cloreto de sódio, metabissulfito de sódio, ácido clorídrico e água para preparações injectáveis).

Interações Medicamentosas

Epipen não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como antidiabéticos, halotano, ciclopropano, inibidores da monoamino-oxidase, antidepressivos tricíclicos, guanetidina, reserpina, levotiroxina sódica, bloqueadores dos receptores alfa, beta-bloqueantes, anestésicos locais e alguns antihistamínicos, como clorfeniramina, tripelenamina e difenidramina.

Laboratório

Merck S.A.

SAC: 0800 7277293

O genérico de Epipen é a Epinefrina, também conhecida como adrenalina, e outro medicamento com o mesmo principio ativo pode ser Anapen.


1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...