Nicotinell

Indicação

Para que serve?

Nicotinell 7 mg, 14 mg ou 21 mg é indicado para fumadores para diminuição e abandono do hábito de fumar, no tratamento de sintomas associados à síndrome de abstinência de nicotina como irritabilidade, frustração, raiva, ansiedade, agitação, insônia e dificuldade de concentração, em adultos.

Posologia

Como usar?

As doses recomendadas de Nicotinell e a duração do tratamento vão depender da idade do paciente e do número de cigarros que este geralmente fuma por dia, devendo ser indicadas pelo médico.

  • Pacientes que fumam mais de 10 cigarros por dia:

​As diferentes fases do tratamento com Nicotinell, doses e duração do tratamento para pacientes que fumam mais de 10 cigarros por dia, geralmente são as seguintes:

Fase do Tratamento Dose Recomendada Duração do Tratamento (10 semanas)
1 Nicotinell 21 mg 6 semanas iniciais
2 Nicotinell 14 mg 2 semanas seguintes
3 Nicotinell 7 mg 2 semanas finais
  • Pacientes que fumam menos de 10 cigarros por dia:

​As diferentes fases do tratamento com Nicotinell, doses e duração do tratamento para pacientes que fumam menos de 10 cigarros por dia, geralmente são as seguintes:

Fase do Tratamento Dose Recomendada Duração do Tratamento (8 semanas)
2 Nicotinell 14 mg 6 semanas iniciais
3 Nicotinell 7 mg 2 semanas finais

Aplicar o adesivo Nicotinell 1 vez por dia, de preferência logo cedo ao acordar sempre no mesmo horário. Nicotinell deve ser utilizado de 16 a 24 horas por dia, podendo ser retirado antes do deitar, caso este dificulte o sono.

Os adesivos devem ser aplicados numa parte da pele seca, limpa, sem oleosidade e sem pêlos. Além disso, devem ser aplicados diariamente em diferentes áreas da pele, não devendo ser repetidos os mesmos locais de pele por pelo menos 7 dias.

Efeitos colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais que podem surgir devido à interrupção do tabagismo ou devido ao uso de Nicotinell, podem ser depressão, irritabilidade, nervosismo, agitação, alteração do humor, ansiedade, sonolência, diminuição da concentração, dificuldade em dormir, sonhos intensos, cansaço, desânimo, dor de cabeça, tontura, tremor, alteração dos batimentos cardíacos, falta de ar, tosse, dor de garganta, mal estar, dor no peito, dores nos braços e nas pernas, dores musculares e nas juntas, enjoo, vômito, boca seca, desconforto no estômago, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre e aumento da transpiração.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Nicotinell está contraindicado para não fumantes, crianças com menos de 12 anos de idade e para pacientes com alergia à Nicotina ou a outros componentes da formula. Além disso, é também contraindicada a utilização de mais do que 1 adesivo de Nicotinell de cada vez.

Farmacocinética

Como funciona?

Nicotinell tem na sua composição Nicotina, sendo um medicamento que vai ajudar a diminuir significativamente a intensidade do desejo de fumar.

Nicotinell colabora para controlar o desejo de fumar, favorecendo a redução do número de cigarros, cigarrilhas e similares consumidos ao longo do dia. Por se tratar de um auxiliar no abandono do fumo, Nicotinell é um medicamento que deve ser utilizado como parte de um programa de interrupção do tabagismo.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Nicotinell, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, o medicamento for destinado para adolescentes entre os 12 e os 17 anos de idade, pretender usar outros produtos para o controle do tabagismo, tiver lesões de pele, doença no coração, dor no peito, historial recente de ataque cardíaco, alterações nos batimentos cardíacos, pressão alta, problemas ou doenças nos rins, fígado, úlcera no estômago, atividade excessiva da glândula da tireoide, tumor nas células cromafins da medula supra-renal, diabetes ou problemas de alergia de contato, estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos para a asma, diabetes ou para a depressão ou se precisar de realizar alguma ressonância magnética.

Nicotinell é apenas indicado para quem quer deixar de fumar e durante o tratamento deve evitar fumar, inalar fumo ou mastigar tabaco. Além disso, pacientes que utilizem medicamentos como Nicotinell, à base de adesivos de Nicotina, devem parar de fumar completamente durante a terapia para evitar reações adversas.

Enquanto estiver a usar os adesivos de Nicotinell pode banhar-se em chuveiro, banheira, nadar na piscina ou praia por curtos períodos de tempo pois o adesivo não é removido pela água desde que este tenha sido colocado adequadamente.

O tratamento com Nicotinell nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental ou uso excessivo de Nicotinell, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos associados à superdose de Nicotina incluem dor de cabeça, enjoo, vômito, dores no estômago, diarreia, alterações dos batimentos cardíacos, palidez, suor frio, salivação, tontura, prolemas de audição e da visão, tremor, confusão mental e fraqueza.

Composição

Nicotinell 7 mg por cada adesivo transdérmico contém:

Nicotina ________________________________ 17,5 mg

– Liberando 7 mg de Nicotina em 24 horas

Excipientes ___________________________ 1 Adesivo

Nicotinell 14 mg por cada adesivo transdérmico contém:

Nicotina _________________________________ 35 mg

– Liberando 14 mg de Nicotina em 24 horas

Excipientes ___________________________ 1 Adesivo

Nicotinell 21 mg por cada adesivo transdérmico contém:

Nicotina ________________________________ 52,5 mg

– Liberando 21 mg de Nicotina em 24 horas

Excipientes ___________________________ 1 Adesivo

(Excipientes: copolímero metacrilato butilado básico, copolímero acrilato-vinilacetato e triglicerídeos de cadeia média).

Interações Medicamentosas

Nicotinell não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como anti-histamínicos, medicamento para o coração ou juntamente com outros medicamentos de ação sobre o Sistema Nervoso Central.

Laboratório

Novartis Biociências

– SAC: 0800 888 3003

Outros medicamentos indicados para ajudar a parar de fumar podem ser Champix, Nicorette, Zyban ou Bupropiona.

Dizeres Legais:

Reg. MS: 1.0068.1070

Farm. Resp.: Bárbara Santos de Sousa


1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...